top of page
Buscar

Traumas do Passado: Liberte-se de Um Peso Desnecessário

  • Foto do escritor: Tabata Panozzo
    Tabata Panozzo
  • 23 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2024

Todos nós, em algum momento da vida, passamos por situações difíceis que podem nos gerar algum estresse emocional e que, tendenciosamente, carregaremos na memória e no coração. Essas feridas emocionais permanecem abertas e sensíveis "ao toque", e acionadas por meio de gatilhos emocionais. Quando esse acionamento acontece, geralmente, a nossa mente racional entra em cena e tenta encontrar uma solução como "jogar a sujeira para debaixo do tapete", "fechar ainda mais a tampa da panela de pressão" e/ou etiquetar tal emoção com uma justificativa "pra boi dormir" que traga uma espécie de controle temporário.

E para explicar o porquê isso acontece de uma forma bem objetiva, voltaremos na infância, mais ou menos desde a gestação até uns 7 anos de idade. Nessa fase, a mente funciona como se fosse uma esponja e vai absorver tudo ao nosso redor. Todas as experiências e situações que acontecem conosco, sejam elas positivas ou negativas, vão sendo registradas em nossa parte mais profunda da mente, conhecida como subconsciente. Esse armazenamento é a nossa programação mental, que pode ser comparada como se fosse um software de um computador, programado para interpretar e executar ações. E quem são os nossos programadores? Nossos pais, professores, autoridades religiosas e/ou os adultos que cuidaram de nós e que nos mostraram a vida por meio de suas lentes.


Deste modo, nossas crenças, convicções, pensamentos e emoções, assim como a forma como nos relacionamos com a gente mesmo e com o mundo, fundamenta-se com base nesta programação. Por isso que, muitas vezes, temos informações tão profundas em nós, que nem mesmo conhecemos e sabemos o porquê de existirem.


Sendo assim, se existe um padrão emocional e/ou psicológico que esteja nos gerando algum tipo de sofrimento, é indispensável buscarmos compreender em um modo mais profundo sua causa. A ideia é dessensibilizar a memória a ela associada para que seja possível a ressignificá-la. A palavra ressignificar caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém, ou seja, quando mudamos o filtro, mudamos o significado do acontecimento e passamos a percebê-lo por um outro aspecto.


Às vezes, podem ser situações que hoje consideramos como sendo normais daquela época, como agressões físicas, verbais e/ou psicológicas para educar uma criança, por exemplo. Todavia, a carga emocional daquele exato momento pode ter ficado registrada na programação a ponto, em alguns casos, de colocar em xeque o estado de equilíbrio e integridade emocional de uma pessoa.


E assim, seguimos adiante ano após ano, levando conosco essas feridas emocionais que permanecem em aberto, até que possam ser acessadas, liberadas e curadas. Todo o processo de autotransformação e reconexão consigo mesmo está associado a essa capacidade de purificação e liberação daquilo que não nos serve mais. É comum ouvir de alguns clientes que não conseguem compreender o porquê de estarem sofrendo com sintomas emocionais como ansiedade, medo, insegurança, indiferença entre outros, pois em suas vidas atuais, nada justificaria tal contexto emocional e psicológico.


Deste modo, o peso e a liberação de um trauma do passado pode ser entendido da seguinte forma: imagine-se diante da plataforma de um trem com uma mochila incrivelmente pesada, quase a lhe deixar inclinado para frente. O peso é tão desconfortável que sente como se suas costas não fossem dar conta. Neste momento, aproxima-se da plataforma um trem que pára bem diante de você, mas que não aceita bagagens pesadas. Esse trem se chama "VIDA" que abre suas portas e, sem pensar duas vezes, você larga a mochila no chão e entra no trem. Agora uma sensação indescritível de alívio e leveza toma parte de todo o seu ser. Todo o peso foi deixado para trás. Tudo o que não te servia mais. Tudo o que vinha carregando sem nem mesmo saber o porquê.


Assim temos que fazer com nossos traumas do passado, se quisermos viver de forma mais leve e feliz. Cuidar de nossas feridas emocionais para que possam cicatrizar. Esse processo pode ser realizado por meio da hipnoterapia, que é um processo terapêutico eficaz e seguro, o qual utiliza a hipnose e a regressão como ferramentas para acessar, identificar e tratar a causa raiz que ficou registrada no subconsciente. O processo pode ser online ou presencial, ficando a critério de cada pessoa.


Essa é minha missão: contribuir para o bem estar das pessoas para que sigam com o coração mais leve, livres de tudo o que não lhes serve mais.




Com amor,

Tabata Panozzo

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo de Não Ser Bom o Suficiente

Apesar de pouco falado, o medo de não ser bom o suficiente é uma sombra que persegue a maioria das pessoas que estão passando por...

 
 
 

Comments


Atendimento de hipnose online e presencial
bottom of page